Início > Uncategorized > X Semana de Geografia: Palestra do Professor Jaime Oliva sobre Currículo de Geografia

X Semana de Geografia: Palestra do Professor Jaime Oliva sobre Currículo de Geografia

A geografia é realmente uma matéria polêmica. Dada a sua abrangência conceitual a geografia tem o privilégio de abrigar um sem número de visões tanto sobre o objeto de seu estudo quanto em relação aos métodos de estudo. A questão de se posicionar frente as outras disciplinas é um problema, mas não é tão sério quanto a necessidade de unidade entre os próprios geógrafos que ainda se dividem em termos de geografia física e geografia humana. Estas divisões, evidentemente, tem impactos no setor educacional e nas redes de ensino sejam elas privadas ou particulares.

Em sua palestra o professor Jaime colocou com muita propriedade esta problemática conceitual e como ela tem sido motivo de controvérsia nas redes escolares. Longe de criticar a amplitude da geografia o professor ressaltou a importância da liberdade que o geógrafo tem para trabalhar os mais diversos conceitos que compõe a nossa disciplina. E de fato ele tem razão. Temos uma grande liberdade para trabalhar com conceitos como aquecimento global, meio urbano, globalização, industrialização, meio ambiente etc. Temos um volume não somente de livros didáticos a nossa disposição, mas também temos um grande conjunto de materiais disponíveis na mídia para trabalharmos estas questões em sala de aula. Independente da forma como estes assuntos são abordados pela mídia (seja superficialmente em uma Revista Veja, ou exageradamente como em uma Superinteressante) estes assuntos são trazidos a baila pela imprensa!

A palestra tomou um rumo muito dinâmico quando, em meio as questões levantadas pelos alunos, o professor Jaime adentrou na rede de ensino público, ou seja, Escola Pública! A questão realmente é polêmica! Mas, o professor se posicionou ousadamente ao contestar as “más condições de trabalho” do professor; aos “baixos salários”, “falta de estrutura” e “falta de treinamento” dos professores da rede pública. Este foi um ponto alto da palestra ao meu ver…
Estamos muito acostumados a assistir um em palestras uma verdadeira devastação da escola pública enquanto espaço público e enquanto espaço de aprendizagem. Estamos acostumados a inocentar a nós mesmos (também sou professor) e culparmos a estrutura (O Estado) e a clientela (os alunos). Estamos acostumados a afirmar que “se” e “SE” tivéssemos boas condições de trabalho realizaríamos maravilhas na Escola Pública porque POTENCIAL nós temos! Mas, o professor Jaime agiu na contramão deste pensamento majoritário ao afirmar justamente o inverso: a culpa também é nossa e as nossas condições não são tão ruins assim.

Levantando a questão salarial, tomando como exemplo ele mesmo e os alunos da UNIFIEO, ele realmente disse a realidade ao afirmar que do meio social da qual a maioria é originaria (ao qual eu também me incluo) o salário de professor não seria uma tragédia tão grande quanto muitos querem fazer crer. A estrutura das escolas também não são tão precárias assim, pois muitas contam sim com livros didáticos disponíveis e uma razoável estrutura de informática que ainda se encontra subutilizada. Os professores de geografia estão entre os poucos que não podem ser INTEIRAMENTE podados quanto a direção do conteúdo, pois a amplitude da disciplina impede que isso seja feito efetivamente pelo PODER DOMINANTE. O professor Jaime foi ousado e direto ao tomar partido de um discurso que “não agrada” a maioria dos professores que preferem continuar culpando o Estado e os alunos buscando se isentar e abster de suas responsabilidades. Também somos parte do problema na medida em que não queremos fazer parte da solução…

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Lilian
    maio 29, 2008 às 6:59 pm

    Foi gravado ou filmado esta palestra proferida pelo professor Jaime Oliva? não faço parte dos estudantes da Unifieo, achei este site por acaso na internet, mas gostaria se possível de ver na íntegra a fala deste profissional.Soube que ele está trabalhando na elaboração dos caderninhos do professor, aqueles que são mandados para que os professores “de certa forma” tenham opções diferentes de metodologias… embora em muitos lugares as coordenadoras e diretoras simplesmente querem obrigar os professores a seguir o tal caderninho…Vou deixar aqui meu e-mail para que se possível possam me passar informações…, se tem ou não a palestra gravada ou filmada…lilian.albuquerque@gmail.com

  2. Ubiratan Carlos Machado
    junho 4, 2008 às 5:50 pm

    Boa Tarde Lílian! Eu repassei o seu e-mail para o Jaime Oliva! Ele, em breve, vai entrar em contato com você! Na palestra ele realmente abordo a questão da reformulação do currículo de geografia e da criação de materiais para o curso de geografia. Infelizmente a palestra na foi gravada (descuido nosso) nem em mp3 nem em vídeo! Mas, seu e-mail foi importante para que nós nos atentemos para a criação de debates e novas propostas curriculares para serem debatidas aqui no Blog! Ok

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: