Início > Uncategorized > Resenha do livro Por uma Natureza do Espaço: um breve início

Resenha do livro Por uma Natureza do Espaço: um breve início

A esmagadora maioria dos geógrafos já ouviu falar sobre Milton Santos! A maioria conhece sobre sua brilhante carreira no exterior como também sua grande contribuição para a ciência geográfica e para outras disciplinas. Todos conhecemos o fato de que Milton Santos foi o que foi porque conseguiu dialogar com outras disciplinas acadêmicas sem perder o vinculo e a consistência da geografia. Alias, é na própria geografia onde este pensador fez a maior revolução em termos de pensamento!

Milton Santos escreveu muitos livros e mais de uma dezena de artigos e publicações, mas todos os seus leitores reconhecem que a revolução conceitual e metodologia da obra deste velho guerreiro da geografia esta contida no livro “A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção”. Este é o livro chave para quem quer realmente compreender a totalidade da obra de Milton Santos e descobrir o que significa o seu método d análise geográfica. Ele mesmo diz na introdução de seu livro qual o legado que pretende estabelecer com a confecção desta obra revolucionária em termos de analise metodológica:

“Aceitarei esta desgraça sem estar demasiadamente afetado, se o leitor lhe quiser solicitar sobretudo uma orientação e um método”.

O autor não se propõe a ser “simpático” ou “carismático” com o leitor, mas se coloca na posição de ser “demasiadamente afetado” se o leitor quiser uma orientação e um método. E no demais ele continua:

Nosso desejo explícito é a produção de um sistema de idéias que seja, ao mesmo tempo, um ponto de partida para a apresentação de um sistema descritivo e de um sistema interpretativo da geografia.

Ora quanto a descrição sabemos muito bem o que é, mas e quanto a método: A palavra método vem do grego méthodos, (caminho para chegar a um fim). O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes (Fonte Wikipedia)

Só neste ponto o autor nos chama a velha demanda geografica: qual o fim da geografia? Para que ele serve? Se o método é o caminho para chegar a um fim devemos saber qual o fim que pretendemos? A maioria dos geógrafos não sabe, mas Milton Santos ousou responder esta questão: a geografia estuda o espaço. Um método de análise espacial? Puxa agora viajou de vez! Vamos descrever o espaço então? Calma, ele disse método descritivo e interpretativo. Descrever o espaço geográfico é fácil, mas interpretar com base em um método científico que congregue as diversas variantes de análise é outra coisa! Para fazer isso precisamos ter um objeto que possa servir de alicerce para que diversas outras ferramentas possam se encaixar ai! E eis que vem Milton Santos e afirma:

Como ponto de partida, propomos que o espaço seja definido como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistemas de ações. Através desta ambição de sistematizar, imaginamos poder construir um quadro analítico unitário que permita ultrapassar ambigüidades e tautologias.

Realmente Milton Santos ousou não somente eleger um objeto de análise geográfico universal, mas também ousou dizer a todos como esse objeto deveria ser analisado! Ele criou um conjunto de ferramentas para isso: verticalidade, horizontalidade, técnicas, sistemas técnicos, local, redes etc. Todos conceitos plenamente aplicáveis no cotidiano…

Vamos trabalhar com cada um deles aqui para depois partir para a leitura da obra que não é tão inatingível como muitos imaginam. A questão é que precisamos estudar as categorias antes…

Mais materiais sobre Milton Santos no tópico sobre o autor! Teremos seminários online sobre a obra do autor em breve! Livros “Por uma outra globalização” e “Natureza do Espaço”! Deixe seu e-mail para ser cadastrado e receber mais informações sobre o evento online! Veja o tópico sobre mais materias do Milton Santos: clique aqui
Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. josi
    setembro 17, 2008 às 2:30 am

    ..mUito bom!!Mas gostaria de saber se esse livro pra estudar conceitos, como lugar, territorio, regiao…se ele e bom!abraços!

  2. Ubiratan Carlos Machado
    setembro 17, 2008 às 2:42 pm

    Bom Dia Josi! Esse livro é show de bola para muitas coisas! Milton Santos abriu um leque de conceitos que hoje serve para muitas áreas. Geografia, logística, teorias de sistemas, administração, gestão de pessoas e empreendedorismo. Eu preciso debater mais o conceito de geografia (sistemas de objetos e sistemas de ações) aqui no Blog! Estou dando um mudada no blog para ficar melhor para o pessoal achar os conteúdos! Tenho mais coisas dele no meu novo blog: : http://birageo.blogspot.com/E dá para entender muito o conceito de lugar, território e região sim. E muito mais! Dá para entender a técnica e a tecnologia e emendando dá para entender a globalização e a sociedade. Estou lendo aquele livro “Muhammad Yunus – O banqueiro dos pobres” e ele é Milton Santos puro…Vou dar palestra sobre o tema no meu Blog! Aguarde: : http://birageo.blogspot.com/

  3. Ubiratan Carlos Machado
    julho 18, 2009 às 11:32 pm

    Opa! Projeto do blog birageo foi cancelado! Continuamos aqui! Aqui tem um link para os materias ligados a Milton Santos! Veja no Mapa do Blgo!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: