Início > Uncategorized > Radioblogtv: resenha resumo vídeo motivação “O problema não é meu”, baixar, grátis, download

Radioblogtv: resenha resumo vídeo motivação “O problema não é meu”, baixar, grátis, download

Este vídeo não foi feito pela Radioblogtv, mas é um dos vídeos que demonstra com mais clareza o que a extrema hierarquização e o engessamento das estruturas organizacionais faz com uma empresa. Não sou contra a hierarquia (ao contrário sou a favor, organizações não funcionam sem comando), mas sou extremamente contra o autoritarismo (a face nefasta da hierarquia), pois é ela que submete e destrói os valores de uma organização.

Organizações sempre funcionam com dois processos: vertical e horizontal. No processo vertical (de cima para baixo) se recebe orientações do que fazer, mas é no horizontal (de lado a lado) é que se ganha o expertise (know-how o famoso como fazer) para gerar processos inovadores. Quando a empresa é bem avançada em termos de gestão de pessoas ela pode até gerar um processo botton-up onde o fluxo de informações vai de baixo para cima. Saiba mais sobre esse processo no meu artigo: Gestão de Pessoas e Teoria de Sistemas: a idéia de redes colaborativas

Mas, isso é para organizações inovadoras em Gestão de Pessoas. Voltando a falar sobre o vídeo “O Problema não é meu” dá para ver quando o autoritarismo esmagou os valores da empresa de forma que ninguém mais se identifica com ela. No pequeno vídeo dá para ver como as pessoas estão identificadas apensa com seu cubículo (faço meu trabalho para ninguém encher meu saco) e não se identificam com o todo (só faço minha obrigação, mais nada. Não recebo para isso).

Em um outro artigo falo sobre como algumas empresas conseguiram superar essa ossificação do processo de Gestão de Pessoas. Algumas empresas como a GE fizeram o chamado Workut: O que é Workout de Jack Welch: práticas da GE (General Eletric) outras ainda fizeram o sistema botton-up funcionar como é o caso da Nutrimental: Gestão de Pessoas na Nutrimental: sugestões, participação e remuneração. Mas, o fato é que você deve estar atento sobre essa “apatia” (o contrário de empatia) e se ela estiver ocorrendo em sua empresa (ou departamento) é melhor você tomar providências urgentes! Veja o vídeo e entenda sobre o que estou falando!


Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: