Início > Uncategorized > Gestao de Pessoas e Web 2.0: do departamento de TI para o RH estratégico

Gestao de Pessoas e Web 2.0: do departamento de TI para o RH estratégico

O mundo das empresas e o mundo da internet sempre andaram em paralelo um com o outro, mas sem muitas perspectivas de se cruzarem. Até o período da bolha da web (período de especulação quanto aos futuros tipos de rendimento que os sites poderiam vir a ter no mundo real) havia sim uma perspectiva de que estes dois mundos viessem a se encontrar. Mas, para a maioria das pessoas de corporações o estouro da “bolha” veio evidenciar que o mundo da web era jovens adolescentes e acionistas especuladores a fim de ganhar um dinheiro extra.

Não seria possível, na visão da maioria das pessoas de corporações, que o mundo virtual viesse a se tornar mundo real lhes fornecendo uma funcionalidade eficaz e lucrativa.

As empresas que avançaram muito ficaram na intranet. E não podemos culpar as pessoas que pensam assim porque de fato, e em parte, o que havia era isso mesmo: adolescentes havidos por inovação e acionistas especuladores ávidos por lucro especulativo. Mas, depois da bolha houve um significativo amadurecimento do pessoal da web. Muitos novos portais (e projetos) vieram alicerçados por planos de negócio que explicitavam seu objetivo comercial a curto e a longo prazos. Isso foi uma evolução muito grande para o mundo da web.

De lá para cá a internet evoluiu de um simples outdoor digital para um sistema de comunicação interativo que hoje chamamos de web 2.0. Este novo formato de internet não é mais binário como o anterior (web 1.0) onde havia apenas interação entre portal e individuo. Agora na web 2.0 o portal é mais do que um meio informativo, mas é uma ferramenta de comunicação entre pessoas. Então, se antes o que valia era um portal bonito cheio de enfeites e de funcionalidades hoje vale a capacidade deste portal (que não precisa ser necessariamente bonito) possibilitar a interação entre pessoas. Por isso sai de cena o técnico em TI e entra em cena o gestor de pessoas. Sai o pessoal de TI entra o pessoal de gestão de pessoas.

Por isso hoje a presença desta nova internet (web 2.0) vai ser cada vez mais intensiva nos próximos anos. E a web 2.0 vai levar as empresas para um espaço ainda mais dinâmico, pois estes novos portais são um canal não somente de comunicação interna com os parceiros (funcionários), mas também um canal de comunicação externa com os clientes que, nascidos neste ambiente internativo, vão atuar fortemente na ampliação e no melhoramento de novos produtos.

Quem trabalha, ou pretende trabalhar, com gestão de pessoas deve se preparar para lidar com esse novo mundo da web 2.0

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: