Início > Uncategorized > Debate Aula Curso Pai Rico Pai Pobre: a inteligência financeira tem inicio com questionamentos dos meios (como) e não com foco em objetivos (o que)

Debate Aula Curso Pai Rico Pai Pobre: a inteligência financeira tem inicio com questionamentos dos meios (como) e não com foco em objetivos (o que)

Eu sou freqüentador assíduo da comunidade Pai Rico Pai Pobre no Orkut. Freqüento a com MMN (Marketing Multi Nível) e freqüento a comunidade Pai Rico Pai Pobre sem MMN. Cada uma tem uma finalidade especifica apesar de ambas parecerem idênticas. Os tópicos são diferentes, mas eles giram em torno de uma mesma visão de mundo (você leu o artigo anterior? Lá eu falo sobre visão de mundo): objetivos = no que investir = onde investir = quais seus objetivos = o que você planeja etc.

Essa é a visão de mundo calcada nos objetivos, mas o livro de Kiyosaki não fala exatamente e somente sobre isso. Ele fala que a maior lição aprendida por ele junto aos seus dois pais foi justamente essa diferença entre objetivo (o que) e os meios (como). Vamos ler o trecho:

Como tive dois pais para me influenciar, aprendi com ambos. Tive que refletir sobre os conselhos de cada um deles e ao faze-lo percebi o poder e o impacto de nossos pensamentos sobre nossa própria vida. Por exemplo, um pai costumava falar “não dá para comprar isso”. O outro proibia o uso dessas palavras. Insistia em que eu falasse: “o que posso fazer para comprar isso?”. Num caso temos uma afirmação, no outro uma pergunta. Um deixa você sem alternativa, o outro obriga você a refletir. (Pai Rico Pai Pobre, página 22)

A questão aqui é questionar a realidade que o circunda. Quando você questiona “como” tudo o que você tem na mão tem que ser contado. Você se questiona como vou para os “Estados Unidos”e todo um conjunto de verificações práticas você tem que levar em conta: como vou, passaporte, onde vou ficar, o que vou fazer, como irei me relacionar, conheço alguém lá etc. E mesmo quando você mantém a possibilidade e a transformar em “pensamento positivo” tudo fica parado também: “um dia vou para os EUA”. E ai você começa a sonhar, mas não começa a trabalhar a idéia. É realmente necessário se questionar como…

O que Kiyosaki quer nos levar a fazer é questionar a realidade e não aceitar a realidade como ela é. Esse é o primeiro passo para desenvolver uma visão de mundo. Você vai ter que ler a realidade e buscar “a brechas da realidade”onde você possa trabalhar. Em termos de business chamamos isso de “nicho de mercado”. Um nicho de mercado é uma brecha que uma empresa (ou as empresas) ainda não descobriram ou não atenderam. Você acredita que um dia a IBM disse que não se interessava pelo mercado de Software e terceirizou essa parte para uma empresa de serviços chamada Microsoft. Nesta empresa havia um garoto que um dia um garoto se questionou: como vou ganhar dinheiro no setor de informática? A resposta imediata que ele recebeu foi: não vai.

Naquela época não havia separação entre hardware e software. Se fabricava um computador da mesma forma que se fabricava um carro: uma linha de montagem. Era preciso ter um capital enorme para fazer isso e o jovem Gates não tinha esse capital. Mas, a questão dele não foi “o que”, mas “como”. E logo veio a questão do software que não precisava de um galpão e nem de uma linha de produção, mas precisava apenas de pessoas focadas e dispostas a criar. Eis ai o embrião da Microsoft. Veja o que Kiyosaki afirma:

Meu pai-que-logo-ficaria-rico explicava que ao falar automaticamente “não dá para comprar isso”seu cérebro para de trabalhar. Ao perguntar “o que posso fazer para comparar isso?” você põe seu cérebro para trabalhar. Ele não estava dize que comprasse tudo o que desejasse. Ele incentivava fanaticamente que exercitasse minha mente, o computador mais poderoso do mundo. Meu cérebro fica mais forte a cada dia porque eu o exercito. Quanto mais forte fica, mais dinheiro ganho. Ele acreditava que repetir mecanicamente “não dá para comprar isso” era um sinal de preguiça mental. (Pai Rico Pai Pobre, página 23)

É preciso exercitar muito mais o “como” em detrimento “o que”. É preciso questionar muito mais “como comprar um carro” do que “que carro vou comprar. É preciso questionar muito mais “como”vou comprar um computador do que “que computador vou comprar”. Mas, a questão é que o objetivo (o que vou comprar) é muito mais prazeroso em termos mentais do que o “como” vou comprar. Um diz respeito ao ato de sonhar (sonho de consumo) o outro diz respeito ao ato de planejar e agir (plano de negócios, plano de aquisição, modelo de negócios). Qual deles você esta exercitando…

Veja mais sobre Pai Rico Pai Pobre: Arquivo Pai Rico Pai Pobre
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: