Início > Uncategorized > Os milagres financeiros no mundo corporativo: O modelo de negócios da Sadia agora também inclui bode!

Os milagres financeiros no mundo corporativo: O modelo de negócios da Sadia agora também inclui bode!

Vocês sabiam que agora além de frango a Sadia vai abater bode também! Sim vai abater bode expiatório! Eu realmente não sei o que pensar quando leio sobre a Sadia. Cara uma empresa tão sólida, SADIA e respeitada! Agora metida em um caso “a la Enron”. Aliás, esse caso é pior do que o Caso Enron porque lá pelo menos os caras sabiam da “maquiagem financeira” aqui parece que não segundo o Diretor Financeiro da Empresa:

“Ele diz que as operações financeiras ancoradas no cambio faziam parte da cultura da companhia, antes mesmo da entrada dele em 2002. Os derivativos que levaram a Sadia ao atoleiro são os mesmos que responderam por 80% dos lucros em 2008 segundo o ex-diretor que se reportava diretamente a Walter Fontana: “sempre fui elogiado por isso dentro da Sadia. Eu era a estrela da empresa. Passei de mocinho a vilão da noite para o dia”

O ex-diretor financeiro da Sadia esta sendo processado “pela excessiva exposição da empresa a derivativos cambiais”. É mole! Um conselho administrativo gigantesco (formado por familiares) deixou o barco rolar a vontade e agora quer processar um empregado? Querem um bode expiatório! E o que assusta é o que ele diz a respeito da responsabilidade que lhe estão imputando:

“Todos os membros do conselho sabiam de tudo. Eles recebiam periodicamente os meus relatórios em que estava claro que havia uma grande exposição de risco. Ou fingiam que não entendiam ou realmente não entediam o que estava escrito”

Rapaz eu não sei qual é pior! A questão da má fé ou a questão da boa ignorância? Eu realmente não sei! O que sei vou continuar desconfiando de números financeiros grandes que venham de empresas que não inovaram em modelo de negócios ou em novos produtos. Empresas que lucram alto fazendo o mesmo que as outras fazem só podem estar operando em um mercado: o mercado de papel. Sim, o mercado que aceita qualquer número! O papel aceita tudo! Inclusive derivativos de mercado futuro hiper-arriscados. Vendo e aprendendo! 80% de lucro vindo de mercado de derivativos! É mole!

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: