Início > Uncategorized > Capítulo I – A convocação extraordinária: a vocação do homem

Capítulo I – A convocação extraordinária: a vocação do homem

Eu me lembro como se fosse hoje. Todos foram convocados para uma reunião. Quando eu cheguei lá todos os anjos estavam lá. Todos reunidos para tratar do assunto de sempre: o homem. Há milênios o assunto mais importante do Altíssimo era o homem. Desde que Adão caíra no Éden todos os anjos haviam sido convocados para a missão de resgatar o homem das trevas em que ele próprio havia caído. O Altíssimo havia dado tudo ao homem, mas ele não soube avaliar corretamente esta santa comunhão com o Criador e se deu mau.

Mas, o Altíssimo já havia dado a solução para todos os problemas do homem: Jesus Cristo. Ele havia transferido a vida e toda a glória de seu filho para aquele comem caído e estragado. Ele fez tudo isso naquela cruz! Bastava que o homem se arrependesse e aceitasse o presente que o Altíssimo havia dado para ele. Não havia segredo! Mas, o homem tornou-se um ser complicado depois da queda. Ele comeu da árvore do bem e do mal e agora julgava todo segundo sua própria vontade de independência. Isso dificultou as coisas para ele, mas até ai fora o Altíssimo que havia determinado que o livre-arbítrio do homem fosse intocável. O homem deveria escolher. Nem nós e nem mesmo o Altíssimo iria intervir na decisão do homem de reatar a comunhão com a fonte de vida.

Então eu sempre me perguntava: o que estamos fazendo aqui? Tudo já esta resolvido! Não temos mais que fazer reuniões para debater o futuro do homem. Ou ele esta salvo em Cristo Jesus ou ele esta condenado para perdição. Era essa minha opinião. Mas, muitos dos meus colegas anjos não concordavam com isso. Eles achavam que o homem entrara em um ritmo frenético de vida que combinava entretenimento e trabalho estressante que os impedia de parar para refletir sobre sua própria existência e eles perdiam a chance de se aproximar mais de Deus. Isso era verdade, mas até então tudo parava no termo de sempre: livre arbítrio. O homem tem (e nunca vai deixar de ter, pois isso foi uma ordem expressa do Altíssimo) livre arbítrio!

– E ai Levy como vai! Mais uma reunião daquelas heim! Qual será a pauta hoje! Arrependimento, Espírito Santo ou Batismo. O que os homens deixaram para trás desta vez. Qual foi o ponto que eles perderam a revelação…rs

Eu sou Levy. Este é meu amigo Neftali. Ele é um anjo como eu, só que não exatamente como eu. Ele entende que seu trabalho é realmente ajudar o homem caído a alcançar o Altíssimo. Ele já participou dos grandes movimentos de avivamento do mundo salvando muitos homens e dando a eles o conhecimento de Jesus Cristo, mas em todos os casos estas revelações acabaram redundando em novas denominações e religiões. Ele esteve ao lado de Jonh Wesley, Charles Finney, Jonathan Edwards e George Whitefield dentre outros! Mas, eu acho isso perda de tempo! O homem acha que é muito o contato com Deus e sempre pede para alguém fazer isso por ele. Daí nascem as religiões.

O Senhor Jesus Cristo morreu na cruz para dar livre acesso a Deus, mas o problema é que sempre vem uma religião para dizer isso a ele e se colocar na posição de intermediário. Mas, Neftali é um idealista celestial e vai passar a eternidade fazendo avivamentos. Eu não. Sou mais cético. Para mim esta tudo feito. Cristo é tudo que eles precisam e pediram. Eles sempre pediram o salvador do mundo e ele lhes foi dado. Para mim esta tudo encerrado. Agora é esperar o dia do julgamento e de separar o joio do trigo. Na redenção para glória e da condenação para o inferno. Só isso, a coisa é simples. Mais um pouco e eu seria eleito o quinto anjo do Apocalipse!

Fala Levy! Como vai! Hoje parece que a reunião vai ser diferente! Estou vendo uma nuvem de glória aqui! Acho que hoje vão nos autorizar a dar mais condições para melhorar a vida do homem na terra! Precisamos tirar esses pobres coitados desta rotina estressante e lhes dar folga para pensar na eternidade! Viu a crise dos mercados lá! Como esta arrebentando a vida financeira e deixando as pessoas ansiosas! E este tal de Kim Jong-il o homem é doido varrido!

Esse é o anjo Judá. Ele é um entusiasta da sociedade humana. Ele acha os homens muito criativos apesar de sua autonomia de Deus. Isso é até meio herético aqui nos céus, mas é tolerável porque Deus deu o livre arbítrio para o homem e ele foi sua maior criação justamente por isso. Os homens são formidáveis em criar soluções criativas e se organizar em sociedades, mas também são sagazes em criar desigualdade e desenvolver sistemas desiguais e opressivos. Uma coisa caminha sempre do lado da outra ao meu ver. Judá entende que os homens já tem instrumentos para tornar a vida na terra muito mais eficiente e feliz dando assim a necessária tranqüilidade para pensar nas coisas eternas e espirituais.

Ele fica fascinado como um homem cria uma empresa do zero e em menos de uma década emprega centenas de milhares de outras pessoas direta e indiretamente. Para ele o empreendedorismo é a solução para humanidade. Ele é leitor assíduo de Peter Drucker, Prahalad, Gary Hamel, Philip Kotler, Peter Senge e outros. Ele acompanha a história de caras como Michael Dell, Bill Gates, Larry Page, Sergey Brin, Caito Maia e Michael Klein. Não sei como ele perde tempo com isso. Mas, ao meu ver é muito mais fácil e perfeito recorrer direto ao Altíssimo do que ficar batendo cabeça com coisas terrenas. O agir no mundo espiritual é muito mais eficaz todo anjo sabe disso!

– Ele esta é endemoniado – disse prontamente Neftali. Precisamos de um avivamento na Coréia do Norte. Precisamos que os irmãos do ocidente deixem seus confortáveis templos e passem a orar e jejuar mais por seus irmãos orientais. É isso que precisamos…

– Isso é importante meu amigo, mas aqueles coreanos não tem acesso a Bíblia porque vivem em um regime autoritário que os mata de fome por pura necessidade de estar no poder. Constroem armas nucleares enquanto a esmagadora maioria dos seus cidadãos passa fome. É preciso primeiro levar a democracia, criar meios de desenvolvimento econômico e social para tirar o povo desta barbárie. Você não acha Levy – Disse Judá eufórico com a possibilidade de eu concordar com ele…

Eu acho que o homem esta assim porque escolheu estar assim. Não fui eu que pequei e quis sair da presença de Deus, mas foi o homem. Ele morreu espiritualmente e agora tem que conseguir o pão com o suor do seu rosto. Se a situação permanecesse assim ainda seria justo. Mas, o Altíssimo em sua grande misericórdia deu a eles a saída: Cristo Jesus. E o que eles fizeram? O rejeitaram! Esta findada a questão! Quem aceita é salvo, quem rejeita é condenado.

Voltamos ao ponto que sempre chegávamos quando nós três estávamos juntos: redenção através de crescimento espiritual, redenção através da criação de condições materiais e pregação do juízo de Deus. Nós três nunca entravamos em acordo, tínhamos três visões diferentes do homem. Eu acreditava piamente de que era só esperar o juízo de Deus, Neftali queria correr a terra suscitando avivamentos e Judá queria levar o homem a crescer através da inteligência que Deus havia lhes dado suscitando empreendedorismo em todo o lugar. Fora isso ele ainda agora andava com um lance de Gestão de Pessoas e estava entusiasmado com um livro de um autor chamado Chiavenato. Perda de tempo! Eu, como sempre, estava com minha Bíblia lendo meu capitulo preferido: Apocalipse.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

