Início > Uncategorized > O papel dos empreendedores no mundo: voltando a ser como crianças que não tem limites

O papel dos empreendedores no mundo: voltando a ser como crianças que não tem limites

Esse vídeo é realmente incrível! Ele nos traz a memória um tempo em que não tínhamos barreiras e tudo nos era possível. É sobre isso que o texto fala. Um tempo em que olhávamos para um carro na rua e dizíamos: é meu. E era simples assim. Olhávamos para uma casa e dizíamos: é minha. Olhava para revistas como National Geographic e dizia um dia vou estar lá.
Era assim simples. Quando você é criança e pergunta algo para os seus pais eles dizem: claro meu filho, você pode ir lá sim. Um dia você vai lá tenho certeza. Um dia você vai ter esse carro, tenho certeza. Um dia você vai ter essa casa, tenho certeza. Mas, um belo dia você cresce o suficiente para que seus pais digam a você: é caro. Isso não é para nós. E ai pronto! Bem vindo ao mundo da limitação (ou o mundo real como eles dizem).

Esse vídeo fala sobre isso. Entramos no mundo da limitação e pronto. Tudo passa a ser uma questão de medida e valor: quanto custa e em quanto tempo. Limitamos nossa ousadia porque entramos no mundo das contas e das probabilidades e deixamos o mundo das possibilidades. A probabilidade é uma questão numérica e exclui a ação da criatividade humana. Existe a probabilidade de um macaco fazer algo. Mas, quando a questão é possibilidade tudo conta. Tudo é possível. Ai entra a criatividade e a imaginação humana. Mas, quanto entramos na escola ninguém nos fala de possibilidades, mas só de probabilidades.

É na escola que passamos a ter outros parâmetros de medida que não os nossos anseios ou os nossos sonhos. Tudo passa a ser probabilidade. A carteirinha de notas é o nosso atestado de que abandonamos as possibilidades e adotamos as probabilidades como parâmetros das nossas vidas. Esta carteirinha contém as nossas probabilidades de darmos certo na vida. Mas, de repente (na internet, com colegas, com parceiros, com colegas) na lida da vida quando você passa a arriscar para ganhar o pão que mundo da probabilidade te ensinou você descobre que a questão da possibilidade ainda é viva. Ai você se alegra. É ai que você quer ser empreendedor.

Você passa a entender, DE NOVO, que tudo é possível. O mundo passa a ser um jardim colorido onde você tem milhares de cores para combinar e produzir a cor que você quer. Uma cor única! Um tom único! Uma combinação única! Tudo isso esta diante de seus olhos! Agora você pode ver! Agora você pode recobrar a alegria que você tinha quando era criança onde você dizia: eu posso! Comigo aconteceu isso! Eu vi este vídeo no blog do Fabio Seixas (Camisetaria) e fiquei encantado. Cada slide me fazia pensar na minha infância e naquele monte de revista que minha mãe trazia da casa das patroas dela! Eu ficava encantado em ver aqueles lugares!

Em entender que havia outro mundo (e para mim era outro mundo mesmo) que não aquele bairro, que não aquela casa apertada, que não aquela escola opressora… Eu gostei muito do vídeo! Pena que esta em inglês, mas por este texto vocês vão poder compreender um pouco mais do vídeo!

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

