Início > Uncategorized > Seminário Milton Santos no IEB na Usp: um breve relato de um dia de palestras

Seminário Milton Santos no IEB na Usp: um breve relato de um dia de palestras

O que tenho a dizer a respeito do seminário Milton Santos no IEB? Bom eu fui para os eventos do dia 17 onde se abordaria o tema “Formações sócio-espaciais do terceiro mundo” e “meio técnico científico informacional: a cara geográfica da globalização. O que posso dizer é que no primeiro evento uma palestrante faltou e no segundo evento dois palestrantes faltaram. Então embolaram um único evento. Eu gravei a fala do professor Ricardo Mendes Antas Jr. Que leu um texto de sua autoria. Foi a parte mais interessante do evento.
O painel de entrada do evento estava show! Foi a parte mais empolgante do Seminário neste dia…


Os alunos da geografia prontos para anotar os supercomplexos conceitos geográficos…rs

Passando pelos grevistas que continuavam a pedir a saída da reitora, a saída da pm e o fim do começo da implementação de cursos à distância…rs

A parte mais linda do trajeto para a Usp – O Butantã. Apesar das cobras esse foi o lugar mais pacífico que passei no campus….rs

A palestra do professor Ricardo Mendes Antas Jr. Meia hora de palestra. Ele preferiu ler um texto a expor suas idéias de maneira mais livre. Ele tem conteúdo para trocar, mas a velha guarda da Usp o intimidou…

E para terminar um vídeo para dar um panorama do evento para quem não pode estar ao vivo! A internet tem estas incriveis vantagens de compartilhamento! Para baixar: clique aqui

Mais materiais sobre Milton Santos no tópico sobre o autor! Teremos seminários online sobre a obra do autor em breve! Livros “Por uma outra globalização” e “Natureza do Espaço”! Deixe seu e-mail para ser cadastrado e receber mais informações sobre o evento online! Veja o tópico sobre mais materias do Milton Santos: clique aqui

Categorias:Uncategorized
  1. Anonymous
    junho 28, 2009 às 6:09 pm

    professor Ubiratan,

    valeu a sua contribuição a nós jovens brasileiros por divulgar e dar uma analise da importancia desse autor negro cientista, professor, geografo, Milton Santos. Eu como jovem formado na UnB em Serviço Social e trabalhando em uma cidade satelite, atendendo o setor mais carente da população, fico deveras contente em utilizar algumas dicas do seu trabalho no meu dia a dia.

    José Higino Oliveira Souza

  2. Ubiratan Carlos Machado
    junho 29, 2009 às 6:10 pm

    Oi José Higino! Obrigado pelo seu recado! Olha, temos muito o que explorar ainda da obra do professor Milton Santos! Eu pretendo fazer um trabalho mais intenso aqui no blog com os conteúdos dele, principalmente no que se refere o uso da técnica e da tecnologia como meio de emancipação social! Tenho materiais que vão ajudar bastante! Acompanhe o blog!

    Abraços

  3. Anonymous
    julho 6, 2009 às 12:46 am

    Olá professor Ubiratan Carlos Machado. Estou também acompanhando o seu brilhante trabalho sobre a obra do professor Milton Santos e estava interessado em conhecer o seu trabalho sobre forma sistêmica de gestão administrativa pública e privada para a preparação da juventude brasileira. Como estudante de direito do UniCeub Brasília estou interessado em aprofundar nesses estudos e conto com a vossa contribuição.
    Desde já agradeço
    Se for possível me mandar, fica disponível o meu e-mail: isaquemartins@hotmail.com
    Grato
    Isaque

  4. Ubiratan Carlos Machado
    julho 11, 2009 às 7:21 pm

    Boa Tarde Isaque!

    Desculpe a demora em responder meu amigo! Fico extremamente feliz que tenham pessoas como vc e o José Higino que estejam interessados na obra de Milton Santos muito mais pela prática efetiva que ela traz do que sobre o holofote intelectual que ela também proporciona do mundo acadêmico!

    A obra de Milton Santos é riquíssima em todos os sentidos! Eu estou tendo bons resultados aplicando o método dele tanto na parte da administração como na parte de gestão de pessoas e empreendedorismo. A questão da técnica, do sistema informacional e do sistema de ações é fundamental para compreender o mundo atual.

    A globalização ainda não acabou, mas esta em processo de maturação e as oportunidades hoje estão muito grandes para todos que souberem utilizar as ferramentas do sistema informacional…

    Eu também acredito que uma vez que estes jovens souberem operar o sistema técnico e perceber que existe “(Por) Uma outra globalização” eles certamente serão mais ativos em suas ações frente a sociedade. Vão deixar esse discurso de “chorão” e vão partir para cima do sistema que era justamente a motivação de Milton Santos quanto a sua obra: fornecer um método de ação social.

    E onde giram as empresas na criação de seus produtos??? No social! Precisamos dar aos jovens esse conhecimento conceitual e aliado as novas ferramentas eles vão ter condições de criar novos produtos (mais sustentáveis, mais equalizadores das relações sociais, mais motivadores de inovação etc) e novos serviços que não sejam tão excludentes quanto são hoje os produtos das grandes corporações!

    Eu estou fazendo um seminário sobre o livro “A Estratégia do Oceano Azul” onde é possível ver claramente o que Milton Santos afirmava ser o objetivo de estudo da geografia: “o espaço, e o espaço é um conjunto indissociável de sistemas de objetos (produtos) e sistemas de ações (tendências sociais) que se consolidam e se desfazem o tempo todo”.

    O sistema não é tão solido e coeso como eles querem fazer parecer! É isso ai! Eu vou fazer um Seminário sobre a Globalização e suas boas perspectivas! Pode aguardar!

    Abraços

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

