Início > Uncategorized > Gestão de Pessoas na Escola: uma conversa com alunos para criação de um blog para melhor os processos internos

Gestão de Pessoas na Escola: uma conversa com alunos para criação de um blog para melhor os processos internos

Ontem fui novamente no Colégio CEP para tentar alavancar a colaboração para o andamento do blog. Lembra que eu fiz uma palestra sobre tecnologia e redes para eles? Veja aqui! Então eles se animaram a criar o blog, mas o blog não foi “para frente”. Ai fui chamado novamente pela direção do colégio para estar conversando com os alunos. Foi uma conversa muito boa! Aprendi muito com eles. Era uma conversa para durar 20 minutos e durou mais de 1 hora e todo mundo saiu sorrindo e gargalhando da sala.

A questão é que, como em uma organização empresarial, a escola padece de um sistema de comunicação eficaz. E não digo comunicação em termos técnicos: murais, internet, fala, recados, professores etc. Esse tipo de comunicação técnica eu chamo de informação. Sistema de informação eles tem, mas um canal de comunicação não. A informação é uma via de mão única, mas a comunicação é de via dupla. Na informação o outro é passivo, mas na comunicação o outro é ativo mesmo que não tenha nada para dizer. O próprio silêncio na comunicação já é uma comunicação.

Então neste encontro os alunos sentiram que teriam um canal de comunicação e mandaram ver. Eles tinham uma pilha de reivindicações e ações que realmente não estavam alinhadas com a proposta do colégio que é ser um colégio inovador em termos de relações humanas. Mas, ai entra uma complexidade muito grande para que eles possam entender assim de imediato. Entra desde a questão de visão de professores, até questões administrativos e voltadas a normas mesmo! Normas que vem do MEC e demandas ligadas a vestibular. Mas, o legal é que eles tem consciência de que a mudança é possível. Eles tem consciência de que outra escola é possível coisa que não tínhamos na nossa época…

Mas, o mais incrível é que eu pude ver que eles fazem uma confusão realmente grande entre a lógica que é usada para as matérias da escola e a lógica que rege a nossa vida social. Eles acham que a lógica da física ou da matemática é a lógica que rege a nossa sociedade. Coisas do tipo: na matemática você erra um sinal de mais ou menos em uma equação e todo o exercício é considerado como errado, vc perdeu tudo. Eles acham que a vida funciona assim, daí o seu desanimo e sua indiferença quanto ao futuro e outros por achar que a vida é assim ficam extremamente tensos e neuróticos com o futuro. Incrível isso!
Eles precisam entender que aquela lógica de Isaac Newton é só para passar no vestibular da Fuvest e não serve para vida. A vida é um sistema onde 5% de compatibilidade já gera liga para fazer muitas coisas! A lógica da escola é: acerte 95% do exercício e erre 5% e seu exercício todo esta errado, mas na vida não é assim! é justamente o inverso!
Na vida 5% de afinidade com outra pessoa existe interesse, se tem 15% tem namoro, e se tem mais de 40% é noivado, passou disso é casamento! A vida funciona a partir de elementos de afinidade que geram relações e não a partir de incompatibilidades que geram distanciamento. Não temos 100% de afinidade nem com nossos pais que nos criaram (e criaram do jeito deles) que dirá com a infinidade e a diversidade de pessoas que vamos lidar no nosso dia a dia. A nossa busca é por compatibilidade!
Mas, na escola eles não estão aprendendo assim! Isso gera desanimo nos adolescentes! Para motivar adolescentes precisamos mostrar a eles que a lógica da escola (das matérias do vestibular) só serve mesmo para passar no vestibular! Mais nada! Cara até Darwin falou que as pequenas mudanças (pequenas afinidades com tarefas que o homem ou o animal desempenha) é que definiram as espécies que sobreviveram e que foram extintas. Não foi ele que disse que o homem venceu todos os outros animais por conta do polegar que propiciou a aplicação de idéias advindas de um cérebro avançado?
Gestão de Pessoas na Escola! Gestão de Conhecimento na Escola! Esse modelo de pensamento esta mais do que ultrapassado, ele gera é desagregação, angústia e desinteresse dos alunos!
CONSULTE O MAPA DO BLOG: CLIQUE AQUI
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: