Início > Uncategorized > Podcast 3 Gestão de Pessoas mp3 – o relacionamento entre organizações e pessoas ainda é extremamente conflitante

Podcast 3 Gestão de Pessoas mp3 – o relacionamento entre organizações e pessoas ainda é extremamente conflitante

Vamos estudar esse trecho do livro do Chiavenato hoje:

Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante. Acreditava-se que os objetivos das organizações – como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos físicos e financeiros, redução de custos – eram incompatíveis com os objetivos das pessoas – como melhores salários, benefícios, conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho, desenvolvimento e progresso pessoal. A solução empregada era a do tipo ganhar-perder: se uma parte leva tudo, a outra fica sem nada. Modernamente, a solução do tipo ganhar-ganhar no jogo de interesses é a preferida. (Chiavenato, pg.5)
É brincadeira falar “até pouco tempo atrás” porque todos sabemos que ainda hoje (aliás, hoje mais ainda) a questão do “conflitante e antagônico” é mais do que presente nas empresas. Se antes a questão da produtividade se dava em termos de ritmo de produção (quantidade) hoje se dá em termos de processos de produção (qualidade). A organização não tem mais tanto foco em quantas pessoas (no caso de uma atendente) o funcionário atendeu, mas quantos ela atendeu com qualidade (foram atendidas, ficaram satisfeitas e querem retornar) e ai entra o complicador do nosso próprio estilo de vida urbano: transito, qualidade de vida doméstica, relacionamentos, educação corporativa, ambiente de trabalho, benéficos que a empresa oferece etc…
Então hoje se pode afirmar com toda a segurança que o ambiente é bem conflitante e antagônico não porque as empresas querem isso, mas por conta do contexto de transformações sociais que a sociedade passa que mais desestabiliza as pessoas do que estabiliza. E ao mesmo tempo as organizações querem ter pessoas mais equilibradas porque a grande parte de seu business esta focado em relacionamento com pessoas (clientes) que também estão cheias de expectativas de ter “experiências de compra”. Vamos debater mais isso em áudio!

baixe aqui o áudio: clique aqui
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: