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Seminário Gestão Criativa na Radioblogtv: um visão panorâmica sobre o conteúdo do seminário

Hoje estou, também, fazendo o apanhado final do livro “Gestão Criativa: aprendendo com os mais bem sucedidos empreendedores do mundo”. O livro é bom, mas poderia ser melhor se não se apegasse tanto a redundância. O livro tem 340 páginas, mas poderia ter 140 de forma bem mais clara e sucinta. Mas, o livro no geral é muito bom! Eu recomendo! Ele traz dicas muito boas e úteis ao cotidiano prático de uma organização (seja negócio próprio ou trabalho corporativo) que são extremamente eficazes como também traz insights muito bons para fazer você pensar de maneira mais clara sobre seu negócio ou sobre suas iniciativas organizacionais. Exemplo:
O Empreendedor Criativo (EC) deve impedir que a complexidade se instale no seu negócio, pois isso “ossifica”, enrijece e pode levar a falência da sua empresa. O EC deve, portanto, deve ser adepto do método KISS (Kept it simple, stupid, ou seja, mantenha-o simples e estúpido) buscando sempre simplificar o máximo todas as tarefas feitas na empresa, principalmente o atendimento aos clientes. (pg. 279)

Esse trecho é simplesmente fantástico! Com tantos consultores falando hoje sobre “a inevitabilidade da complexidade das operações” vem o cara e nos propõe o método KISS. E a questão é essa mesmo! Todo negócio tende a complexidade e sua função é mantê-lo simples a ponto do cliente não somente não se assustar, mas compreender e divulgar as facilidades que seu negócio tem! Eu lido com complexidade todos os dias (o lance da internet esta sempre sendo fragmentado e disperso) e sei do que ele esta falando!

Ele continua:
O método Kiss muitas vezes é mais poderoso do que muitas economias de escala. O EC que busca criar simplicidade e a flexibilidade, minimizando a burocracia, precisa ter respostas diárias para as seguintes questões:
– O que é que mais me aborreceu? (atendimento)
– O que demorou muito para ser resolvido? (processos complicados)
– O que provocou mais reclamações? (demandas não atendidas)
– O que é que foi compreendido de forma errada? (esse mata muita empresa)
– O que é que custou muito caro?? (custo operacional)

Dicas muito boas!
Categorias:Uncategorized
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