Início > Uncategorized > Podcast 6 Gestão de Pessoas mp3 – aulas: O papel expansivo da função de RH e o desenvolvimento da cultura corporativa

Podcast 6 Gestão de Pessoas mp3 – aulas: O papel expansivo da função de RH e o desenvolvimento da cultura corporativa

Por muitos anos se pensou que o obstáculo que segura o desenvolvimento da indústria fosse o capital. Era uma crença generalizada. Todavia, é a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho que constitui o principal obstáculo para a produção. Existem indústrias que cresceram e cujo crescimento foi parcialmente bloqueado ou dificultado porque não puderam manter uma força de trabalho eficiente e entusiasmada. Esse será o panorama do futuro: as pessoas constituem o ativo da organização.

Quando uma organização esta realmente voltada para as pessoas, a sua filosofia global e sua cultura organizacional passa a refletir essa crença. A gestão de pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada – para alcançar objetivos organizacionais e individuais. (página 8 – o ARH Hoje – Gestão de Pessoas – Chiavenato)
De fato, hoje temos uma visão mais clara a respeito do poder das pessoas frente ao poder dos investimentos financeiros. Temos inúmeros exemplos de corporações que investiram bilhões em novos produtos e patentes (caso IBM, Compaq) e quebraram a cara. Viram seu faturamento decair gradativamente enquanto outras investiram em pessoas (caso da GE) e realmente triplicaram seu faturamento. Hoje ninguém mais duvida que uma empresa vencedora (lucrativa para os acionistas, de qualidade de vida para os funcionários e valor para sociedade) passa necessariamente por um processo de inovação em termos de pessoas (gestão de pessoas). O ARH é um dos principais departamentos que tem sido convocados para cooperar nesta empreitada que é mobilizar a organização para a inovação de processos.
Mas, o renomado pensador da administração Jim Collins avisa que a gestão de pessoas não é só para os funcionários de baixo escalão, mas também envolve diretoria e presidência: “o poder do dia a dia está com esta com o presidente. Assim um líder equivocado pode levar uma empresa à ruína praticamente sozinho” (Revista Exame, julho de 2009). Vamos entender melhor essa relação entre inovação em processos e lucratividade no áudio, mas antes quero deixar um exemplo prático de como a gestão de pessoas pode impactar a cultura organizacional de uma empresa. O exemplo abaixo é a visão de um técnico a respeito da clássica concorrência que existia (a Compaq foi comprada pela HP)
Dell versus Compaq: a visão de um técnico
A Bottom Line A maioria dos técnicos vão concordar, Dell é muito superior ao Compaq! Eu sou um técnico de uma empresa que presta serviço de garantia para a Dell, em todos os distritos da escola pública no meu estado. Minha empresa também fornece suporte para computadores empresariais locais e indivíduos. Tenho reparado um grande número de ambos os fabricantes de máquinas e estas são as minhas experiências. -Business Practice: A primeira coisa a compreender é que essas duas empresas têm muito diferentes práticas empresariais.

Eu tenho aprendido que é mais de um Compaq, “Espere e veja se ele vai mal …” tipo de empresa e Dell é mais de um, “Nós temos um problema, vamos resolvê-lo …” empresa. Deixem-me dar um exemplo. Compaq mantém uma grande lista de “Serviço Advisories” que são distribuídos regularmente ao apoio vendedores. Estas recomendações estão de serviço, na sua maior parte, os problemas que devem ser fixados, se e quando um PC afectados pela assessoria é trazido para em serviço. Em outras palavras, estas são questões que Compaq sabe causar problemas, mas não irá corrigir o problema até superfícies.

Um exemplo particular que vem à mente envolvido um determinado modelo do Presario linha. Eles foram enviados com um disco rígido que posteriormente foi determinada a falhar muitas vezes. Compaq lançou um serviço consultivo para esse disco rígido que todos eles deverão ser substituídos se cada vez reparado (independentemente de seu problema atual é o disco rígido). Obviamente, eles não Presario alerta proprietários desta situação, para que custaria Compaq demasia para substituir todas as unidades.

Então, se você teve algum problema com o seu Presario, o disco rígido foi substituído. Mas se o seu Presario trabalhou bem para a vida da garantia, você tinha uma máquina que estava destinado a fracassar. Posso afirmar uma em quatro modelos Compaq tem um serviço de consultoria emitidos por ela. Isso significa que você poderia ter um computador que tenha um “tic tac bomba aqui dentro.E adivinha o que acontece se você estiver fora da garantia, quando uma parte com os problemas conhecidos falhar … você está fora de sorte, para a Compaq, não substituí-lo gratuitamente.

Dell, por outro lado, lida com esses tipos de situações um pouco diferente. Em vez de esperar por alguma coisa a falhar antes de fixar outros problemas, a Dell irá alertá-lo para o problema e fazer substituições necessárias. Em uma recente edição, a Dell demonstrado neste processo. Alguns laptops em sua linha Latitude onde vem com um módulo de memória defeituoso. Dell enviou uma carta explicando a situação de cada proprietário Latitude que poderiam ter sido afetados por esta falha de memória. Além disso, eles enviaram um disquete diagnóstico que testou a máquina para ver se ele tinha a memória danificada. Se você não tem a memória, que substituí-lo gratuitamente. Na minha opinião, essa é a forma correcta de lidar com um problema.

Dell fez chegar algumas críticas sobre este assunto porque não anunciar o problema logo que descobriu que alguns dos memória estava defeituoso. Houve várias razões para isso, e cada um é muito válida. Primeiro, eles precisavam para investigar o problema para descobrir quem foi afectado. Em segundo lugar, eles precisam de tempo para desenvolver software de diagnóstico para identificar o problema. E em terceiro lugar, de que precisavam para garantir que eles tiveram uma grande oferta de substituição módulos de memória.
Veja o site na integra: Dell versus Compaq

Escute o áudio da aula:
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: