Início > Uncategorized > Parte I Empreendedorismo Digital e a Revolução do Conhecimento: a complexidade caminha para a simplicidade, para atender os ignorantes

Parte I Empreendedorismo Digital e a Revolução do Conhecimento: a complexidade caminha para a simplicidade, para atender os ignorantes

Uma das coisas que mais tenho me surpreendido nestes últimos cinco anos é como o mundo é simples. Sério! Quando mais adentro no mundo da web (internet) e vejo como a teoria de sistemas (sinônimo de complexidade) esta em tudo, mais vejo como os caras que avançam neste campo tem que puxar tudo para princípios simples. O operacional (a logística da coisa) pode ser complexa, mas o principio deve (necessariamente) ser simples…

Neste vídeo sobre a criação do Yahoo você vai concordar comigo a respeito da simplicidade. Os caras do Yahoo estavam buscando apenas informações sobre basquete quando se defrontaram com aquele emaranhado de informações que é a internet. Eles (engenheiros da computação) tiveram dificuldade de se encontrar no que poderia ser chamado de internet e então pensaram: cara como as pessoas (que não são especialistas, e sim leigos) vão se encontrar nesta bagunça. Então nasceu a idéia de criar “um buscador”. Veja que eles tinham um principio: pensar no próximo.
Quando eles tiveram dificuldade para operar a internet não saíram gritando “é nós somos foda, somos engenheiros, só engenheiros podem operar a internet, somos os melhores”, não! Saíram se questinando: como donas de casa vão achar receitas, como estudantes vão achar conteúdos didáticos, como professores vão trocar experiências, como jornalistas vão achar fontes, como as pessoas vão se relacionar. O questionamento central foi o próximo (em termos generalizados não se questionando, como na parábola do samaritano “quem é meu próximo”. Eles não pensaram em termos de categorias (eles poderiam simplesmente criar um site para engenheiros, um site especializado), mas pensaram no todo de maneira simples.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: