Início > Uncategorized > Parte III – Empreendedorismo Digital e a Revolução do Conhecimento: quando você perde o seu princípio alguém vai achá-lo

Parte III – Empreendedorismo Digital e a Revolução do Conhecimento: quando você perde o seu princípio alguém vai achá-lo

Como você viu no vídeo passado (parte II) os garotos do Yahoo se perderam. Pressionados pelos acionistas e em uma corrida frenética e diária para alavancar o portal eles simplesmente deixaram de desenvolver o portal focado em fazer buscas (gerar valor para o usuário) para desenvolver um portal focado em manter o usuário o maior tempo possível (gerando valor para o anunciante ou para o acionista). Ai entra a frase de Abraham Lincoln: Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode também enganar todas as pessoas algum tempo. Mas você não pode enganar todas as pessoas todo o tempo.

A perda de principio por parte dos garotos do Yahoo levou sua empresa a se perder na corrida da web. O principio não deixou de existir na internet (o principio de ajudar as pessoas em sua busca por informação precisa), mas ele deixou de existir para o Yahoo. Ai entra também a questão da estratégia do Oceano Azul (livro muito bom) que narra a competição entre empresas do mesmo setor: Yahoo versus Excite. Estas duas empresas passaram a competir em oceano vermelho. Concorrência extrema. Competitividade. O que uma fazia a outra fazia. Ai entra o Google para navegar no oceano azul: o usuário não quer que você lhe dê entretenimento, mas ele quer que você dê ferramentas para ele achar o entretenimento que mais lhe agrada. Voltou-se ao principio de deixar a opção de escolha para o usuário coisa que o Yahoo e o Excite já tinham perdido por conta da pressão dos investidores. O Google achou a carteira (cheia de dinheiro e cartões de crédito) que Yahoo deixou cair.
A lição fica: mantenha seus princípios firmes, pois se você os perder alguém pode achar e ganhar muito dinheiro com eles. Esqueça essa idéia de que o que conta é a competitividade e ganhar da “concorrência” (essa é a essência do livro Estratégia do Oceano Azul que vou adotar como base das webpalestras), pois o que conta mesmo é a inovação. Desenvolver novos mercados não é “criar”, mas retomar princípios que foram perdidos por aqueles que se perderam na selva dos “investidores e acionistas ávidos por dinheiro fácil”. Neste mundo de competitividade todo dia princípios são perdidos e você pode achá-los! Claro que a partir desta constatação você vai ter que trabalhar a questão da forma-conteúdo que é um lance que vamos debater aqui no portal!

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: