Início > Uncategorized > Parte IV – Empreendedorismo Digital e a Revolução do Conhecimento: manter princípios custa caro no presente, mas dá lucro a longo prazo

Parte IV – Empreendedorismo Digital e a Revolução do Conhecimento: manter princípios custa caro no presente, mas dá lucro a longo prazo

O grande desafio de um empreendedor é acreditar na sua idéia até que mais pessoas possam acreditar nela também. Quem já iniciou um negócio sabe do que eu estou falando. Lembra que tínhamos falando e forma e conteúdo. Pois, é o conteúdo é dado a todos. Todo mundo sabia o que era um hambúrguer antes que o McDonalds existisse, mas o que as pessoas não sabiam era a forma como o McDonalds fazia hambúrguer. O dilema forma-conteúdo é enorme no mundo dos empreendedores. Alguém diz: puxa queria vender hot-dog, mas já tem um monte de gente que faz isso. Tem um monte de gente que aborda (ou vende) o mesmo conteúdo, mas em termos de forma as combinações podem ser incrivelmente grandes. Esse foi o dilema dos caras do Google no começo: todo mundo já estava fazendo ferramentas de busca.

Ora quando eles foram levar isso aos investidores eles diziam: puxa de novo outra ferramenta de busca. Neste sentido a frase de Al Ries (Livro Posiconamento: a batalha por sua mente) que se você não for o primeiro na mente de seu consumidor você já era. O Google não era o primeiro na mente dos investidores. O primeiro era o Yahoo. Então as portas (ainda bem) se fecharam para os caras do Google, mas mesmo assim eles mantiveram o principio de seu portal de busca: não produzir conteúdo para o usuário, mas permitir que o usuário elegesse o melhor conteúdo coletiva e democraticamente. Essa era uma idéia absurda para a época até porque os únicos sites que davam dinheiro eram sites de busca patrocinados por publicidade direta (na época só existia esse tipo de publicidade).
Você imagine que a Exited (empresa de busca: visite o site dele, clique aqui) teve a oportunidade de comprar o Google (em um momento onde os garotos se sentiram tão frágeis que poderiam ter vendido para poder administrar o principio de busca dentro do portal Exited) e perdeu essa oportunidade! Falta de princípios…rs. Mas, o fato é que homens de principio (e geralmente os investidores assim são os mais ricos) tem faro apurado para bons princípios (sejam eles organizacionais ou operacionais) e um deles viu isso no Google! Pumba, acharam um investidor. Daí a importância de você se manter firme em seus princípios mesmo que isso custe caro a você no inicio (ter poucas pessoas de apoiando ou investindo em você). Outro ponto importante é pedir ajuda a quem pode ajudar (ajuda com princípios). Você tem que ser persistente e não teimoso!

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: