Início > Uncategorized > Aula 21 TGA Capítulo 4: o início da Teoria Clássica e a obra de Fayol

Aula 21 TGA Capítulo 4: o início da Teoria Clássica e a obra de Fayol

Como dissemos na aula 20 o contexto mundial havia mudado muito desde que Taylor se metera a organizar o que se chamava na época da fábrica. Enquanto Taylor tinha como objetivo organizar para produzir (e conseqüentemente lucrar mais ) mais seu colega tinha como objetivo organizar para produzir melhor (e consequentemente lucrar mais). A mudança se deve o surgimento de uma coisa chamada concorrência. Veja que Fayol viveu não somente a plenitude da Revolução Industrial, mas mais do que isso ele viveu a Primeira Guerra Mundial. Apesar dos livros de História darem uma ênfase exagerada ao período de criatividade e criação da Revolução Industrial esta se tornou um fato histórico mesmo na Primeira Guerra Mundial. Foi neste conflito que o mundo viu o poder do termo “nação industrializada”.




Foram os tanques, a artilharia, os aviões, metralhadoras, produtos químicos e demais apetrechos industriais (produtos de uma industrialização que não só produzia, mas produzia mais e melhor) que convenceram o mundo de que estar fora da “corrida industrial” era cavar a própria cova. Foi neste evento histórico que o capitalismo nasceu como poder hegemônico no mundo. Até então era uma tendência, mas depois da primeira guerra mundial se tornou um fato! E para ser melhor uma nação teria que não só produzir, mas produzir mais e melhor. O mesmo se aplicava as empresas daí nasce fortemente o conceito de administração onde Fayol representa o grande cara que lança as pedra fundamentais: funções técnicas, funções comerciais, funções, financeiras, funções de segurança, funções contábeis, funções administrativas…

Ouça o áudio

Categorias:Uncategorized
  1. Anonymous
    setembro 24, 2009 às 11:28 pm

    Hohh prof. suas aulas são ótimas,
    libera todas para os acadêmicos baixarem…

  2. Ubiratan Carlos Machado
    setembro 25, 2009 às 7:22 pm

    Obrigado Anônimo! Obrigado pelo recado! Já esta liberado para baixar! Eu deixo sempre para baixar, mas às vezes esqueço de deixar o link e ai é bom alguém avisar…rs. Valeu

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: