Início > Uncategorized > Educação e o uso do Blog em sala de aula: uma ferramenta de fazer pensar em novas possibilidades

Educação e o uso do Blog em sala de aula: uma ferramenta de fazer pensar em novas possibilidades

Muitos professores ainda acham que o blog é um diário. Incrível, mas é verdade. Vemos casos nos USA de garotos que ganham uma fortuna com blogs e aqui ainda pensamos como diário. E não sem razão (eu me incluo nesta) porque nossa educação formal faz a gente pensar mais em conteúdo do que em forma ai na hora de fazer um blog pensamos: se eu tiver um conteúdo legal vou bombar. Ledo engano…

Um blog é conteúdo, mas antes de conteúdo é forma. Conteúdo todo mundo copia um do outro, mas forma é diferente. Forma é a maneira como vc envolve e dá suporte ao usuário e isso é um esquema do tipo “face to face”. A forma exige interação. Pensar nas necessidades de seu internauta. Pensar em termos de Google analytcs (contador de estatísticas), pensar em termos de ferramentas (coloco áudio? Uso vídeo? Uso somente texto? Uso metacafé ou youtube, videolog ou fourshared. São tantas as opções!), em termos de território (meus internautas são do Brasil, são do interior do Brasil, são de comunidades no exterior), em termos de perfil (meus internautas são jovens, velhos, meia idade, solteiros, casados etc) e em termos de necessidade (eles querem aprender, querem se informar, querem matar o tempo, buscam algo novo, só querem fazer um trabalho de escola?).
As variantes para se pensar em um blog são muito grandes. Isso vai fazer os alunos pensarem em termos de possibilidades. Pensar e avaliar resultados. O número de internautas cresce ou diminui na proporção direta e exata da sua capacidade de gerar valor para eles. Não é o professor que avalia, mas o público. Não é um público do tipo “uma banca de jurados”, mas um público do tipo “somos todos e não somos nenhum” dada a variedade de tipos, pessoas, regiões, países e idades que avaliam seu blog. É como dirigir uma empresa (ser diretor) ou uma nação (ser presidente). Bem utilizada como ferramenta “de fazer pensar possibilidades” o blog pode elevar muito a capacidade empreendedora (de ser empreendedor, empreendedorismo) dos alunos!

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: