Início > Uncategorized > Podcast 2 – Gestão de Pessoas Chiavenato mp3 – o papel expansivo do RH e a importância das pessoas na organização

Podcast 2 – Gestão de Pessoas Chiavenato mp3 – o papel expansivo do RH e a importância das pessoas na organização

Por muitos anos se pensou que o obstáculo que segura o desenvolvimento da indústria fosse o capital. Era uma crença generalizada. Todavia, é a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho que constitui o principal obstáculo para a produção. Não existe um projeto baseado em boas idéias, vigor e entusiasmo que tenha sido interrompido por falta de caixa ou recursos financeiros. (Chiavenato, Gestão de Pessoas, pg.8)

Afirmar que por muitos anos se “pensou” que o obstáculo para o desenvolvimento da indústria (e outros tipos de negócio) fosse o capital é a maior conversa fiada. A esmagadora maioria das corporações já sabia que eram as pessoas que faziam o diferencial tanto quanto os grandes pensadores de business. Mas, poucos como Peter Drucker tinham coragem de falar isso abertamente pelo simples fato de que as corporações estavam “à vontade” para vender seus produtos de má qualidade a clientes dispersos, desconectados, presos a mercados fechados e sem muitas opções ou direitos.
A ascensão da globalização, das novas redes de comunicação (redes sociais, Orkut, facebook etc), do aumento da concorrência (marcas talibãs) e do direito do consumidor colocou em cheque essa “folga” destas corporações e hoje elas tem que correr atrás do prejuízo! A qualidade, o preço, o atendimento, a pós-venda se tornaram elementos fundamentais quando no passado eram coisas de “empresas visionárias”. Mas, a questão de investir em pessoas é da época do fordismo ainda! O pessoal tanto fala de fordismo, mas Ford aumentou em 5 vezes o salário dos operários, fez deles sócios do negócio, reduziu a jornada de trabalho de 14 para 8 horas e ainda instituiu remuneração por produtividade! Se isso não é gestão de pessoas (investir em pessoas) eu não sei mais o que é! Ouça o áudio da aula:

Baixe aqui o áudio: clique aqui
E hoje, por exemplo, se tem uma empresa de alta tecnologia como a Vivo que contrata atendentes que ganham um salário mínimo para ficar conectadas 6 horas seguidas (ahh, vai tem 15 minutos de almoço) que andam estressadas e estressam todo mundo. Veja esse áudio que esta rolando na internet sobre a qualidade do atendimento do pessoal da Vivo:

Categorias:Uncategorized
  1. Samara
    setembro 26, 2009 às 8:05 pm

    Maravilhosamente, ótimo!

    Parabéns!

  2. Ubiratan Carlos Machado
    setembro 28, 2009 às 10:31 am

    Obrigado Samara! Muito obrigado pelo recado! Fico contente em saber que estou cooperando efetivamente! Abraços

  3. Marlise M B de Souza
    outubro 20, 2009 às 10:29 pm

    Gostei da matéria, mas, teria como colocar também alguma coisa sobre recrutamento e seleção de pessoal?

    Obrigada.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: